Fóruns Permanentes

auditório III

Fórum Permanente Circo Social: Arte, Engajamento e Transformação Comunitária

A alta concentração de renda, a falta de acesso pleno e de qualidade aos serviços básicos de educação, saúde e lazer, encabeçam os problemas enfrentados por inúmeros países, incluindo o Brasil, configurando uma incremental condição de injustiça social. Infelizmente, essa constatação vem sendo radicalmente acentuada durante a pandemia, pressionando o poder público e a sociedade civil na busca de inovadoras ferramentas para minimizar esses problemas e, consequentemente, na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Certamente a comunidade científica não pode furtar-se de participar dessa urgente mudança. Nesse contexto, distintas propostas têm combinado o potencial transformativo da arte e da educação visando contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento comunitário. Dentre elas, uma em particular, desde a década de 1990, vem chamando a atenção de educadores, cientistas, organizações sociais e governos: nos referimos ao CIRCO SOCIAL, isto é, projetos sócio comunitários que atuam localmente no empoderamento social por meio do ensino da arte do circo. Pretendemos, portanto, abordar o CIRCO SOCIAL como um tema emergente e de grande relevância para o debate no campo da arte-educação e do desenvolvimento sócio comunitário latino-americano.

Fóruns Permanentes

Data do evento: 17/11/2022

Fórum Permanente Circo Social: Arte, Engajamento e Transformação Comunitária

O Fórum será realizado no formato híbrido, somente os particiantes que estiverem presencialmente no evento receberão certificado