Fóruns Permanentes - ONLINE

evento ONLINE

Fórum Permanente: Yoga na UNICAMP: Corpo e Diversidade

A presença do Yoga no Brasil vem crescendo gradativamente através de institutos autônomos, academias de ginástica, aulas avulsas ao ar livre, extensão universitária ou aplicativos online. Aprofundar os estudos de yoga pode ser uma tarefa complexa com a quantidade e diversidade de informações, métodos e técnicas apresentadas. Com a diversidade de opções, nos vemos confrontados com dificuldades objetivas quando queremos aprofundar os estudos em língua portuguesa do que possa vir ser o fenômeno do yoga no Brasil. Este Fórum tem por objetivo promover um diálogo entre pesquisadores que estudam yoga dentro de diferentes escopos como filosofia da religião, filosofia do corpo, diversidade línguística e cultural e com o apoio de professores de yoga do Brasil que têm disposição para construir um diálogo interdisciplinar sobre yoga no ambiente acadêmico. É um chamado à sociedade e aos interessados no Yoga para participar desse processo de construção de referências brasileiras e acadêmicas sobre o tema, de maneira a fortalecer o trabalho já existente construído socialmente pelos professores de yoga e a compor um estudo sistemático dentro das possibilidades de educação superior que contemple a tradição do yoga. As culturas brasileiras, os corpos dos brasileiros, os princípios da cultura de paz e o trabalho já desenvolvido no país por tantos grupos diferentes para divulgar o yoga precisa ser sempre considerado. Esses são nossa condição de produção, nossos pontos de ancoragem. Para isso chamamos esse Fórum,para promover esse diálogo e para trazer Yoga para a academia de forma reflexiva.

Fóruns Permanentes - ONLINE

Período do evento: 18/11/2021 a 19/11/2021

Fórum Permanente: Yoga na UNICAMP: Corpo e Diversidade

Evento: GRATUITO