Fóruns Permanentes - ONLINE

evento ONLINE

Fórum Permanente: A sociedade contemporânea frente ao desafio das mudanças climáticas: É urgente, vamos debater?

A ciência é o caminho para a humanidade encontrar respostas rápidas e articuladas face a um dos maiores desafios do século que são as mudanças ambientais globais que poderão impactar a forma de vida do planeta Terra, tal qual conhecemos. Dada a urgência do tema, a Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, constituída por pesquisadores docentes e não docentes de todas as áreas do saber, estudantes de graduação e de pós-graduação, funcionários técnico administrativos e representantes da sociedade civil, entre os quais contam-se cientistas, gestores e lideranças comunitárias, propõe este Fórum.

Fóruns Permanentes - ONLINE

Período do evento: 22/09/2022 a 23/09/2022

Evento: GRATUITO

Unidade/Órgãos envolvidos: IFCH / IFGW / NEPAM / CEPAGRI / FT / DeDH – Diretoria Executiva de Direitos Humanos/ Comissão Assessora de Mudança Ecológica  e Justiça Socioambiental / UNICAMP

Ana Maria Heuminski de Avila |CEPAGRI / UNICAMP

Leila Costa Ferreira |IFCH / UNICAMP

Gabriela Castellano |IFGW / UNICAMP

Sandro Tonso | FT / UNICAMP

14h - Abertura

14h30 – Mesa 1 - A Sociedade contemporânea e as mudanças climáticas

Dr. Roberto Guimarães | Administrador Público

15h - A ciência das mudanças climáticas, porque é tão difícil reverter?

Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa | Universidade Estadual do Ceará

15h30 – A cidade de Campinas: Desafios e oportunidades no Século XXI

Dra. Ângela Guirao | Diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde de Campinas

16h – Roda de debates

Profa. Dra Leila da Costa Ferreira | NEPAM/Unicamp

Prof. Dr. Sandro Tonso | FT/Unicamp

Moderador: Profa. Dra. Leila Costa Ferreira |IFCH/UNICAMP

17h - Encerramento

23/09 (sexta-feira)

14h - Mesa 2 - As mudanças climáticas e o jornalismo especializado – Como comunicar a ciência em tempos de fake news?

Jornalista Délcio Rodrigues | ClimaInfo

15h – A importância da floresta amazônica

Dra. Ima Célia Guimarães Vieira | Museu Paraense Emílio Goeldi-PA

15h30 – Emergência climática e aceleração do aquecimento. Compreender, comunicar e agir.

Prof. Dr. Luiz Marques | IFCH/Unicamp

16h – Roda de debates